top of page

Texto by Portugal Faz Bem

15 dez 2022

Encontros e histórias de marcas da indústria portuguesa reunidas na sala de uma Casa Aberta, no Principe Real em Lisboa.

MPG_POrtugalfazbem.HEIC

Foi na Casa Aberta do Santo Infante em Lisboa, que decorreram os mais recentes Encontros #PortugalFazBem entre arquitectos, designers e marcas da indústria portuguesa para a arquitetura e design, num ambiente de criatividade e produção 100% nacional.

Foi com enorme prazer e entusiasmo que aceitamos o Convite lançado pela Santo Infante, de colaboração na dinamização do espaço da 2ª Edição da Casa Aberta.

Este ano, para além do programa de actividades cuidadosamente preparado para dar a conhecer o seu desenho em português em época natalícia, a 2ª edição da Casa Aberta | Santo Infante que agora termina, recebeu 4 das nossas habituais conversas que envolvem a "Arquitectura & Design, a Produção Portuguesa e Turismo Industrial".

MPG_Portugalfazbem

Visita Turismo Industrial realizada em parceria com a MonLisbonne.

OS ENCONTROS

 

No âmbito da celebração de mais uma época natalícia em que inevitavelmente as compras disparam, intensificamos o apelo à aquisição de produtos de produção portuguesa.

No seguimento desta nossa determinação, foi com muita satisfação que aceitamos o convite para colaborar na  dinamização do Conceito Santo Infante @ Príncipe Real, uma Casa Aberta & Loja PopUp 100% em português.

 

A urgência evidente da necessidade de actuação premente do Sector da Construção, no qual a produção para a arquitectura e design se insere, delegamos na temática "Sustentabilidade e Conservação do Planeta Terra de um Portugal Industrial que faz bem" o mote de fundo para  4 Encontros #PortugalFazBem, particularizando para cada um deles um sub tema para cada Encontro, que relevasse a partilha de conhecimento que cada convidado  convidado transporta em si.

Portugalfazbem_MPG.png

OS TEMAS E A PARTILHA

 

Quase 3 anos sobre a ideia de criar um sítio inteiramente dedicado à valorização e conhecimento do nosso saber-fazer industrial através da arquitectura e do design, e após alguns Encontros e muita aprendizagem tornámo-nos mais conhecedores das necessidades, das oportunidades, e daquilo que é urgente fazer. Pensamos que agora é tempo de dedicar mais tempo à urgência que a manutenção da nossa presença no Planeta Terra reclama. Assim, com a habitual moderação a cargo da Joana Beirão e também do Jorge Moita, desafiamos 17 convidados primeiro a conhecerem-se presencialmente e depois a conversar e debater sobre os temas lançados, em função da actividade ou marca de cada um.

"A actual relação entre Arquitectos e Designers e as diferentes indústrias - Fábricas e Manufacturas." foi o tema atribuído ao 25º Encontro e juntou à volta da mesa o GONÇALO SEQUEIRA BRAGA, um dos irmãos autores do evento e loja SANTO INFANTE, o arquitecto Martim Cunha Ferreira da CUNHA FERREIRA ARQUITECTOS, a dupla Tiago Couceiro e a Dulce proprietários da AZULCER e o João Machado, responsável pela promoção da EFAPEL.