Texto by Portugal Faz Bem
15 dez 2022
Encontros e histórias de marcas da indústria portuguesa reunidas na sala de uma Casa Aberta, no Principe Real em Lisboa.

Foi na Casa Aberta do Santo Infante em Lisboa, que decorreram os mais recentes Encontros #PortugalFazBem entre arquitectos, designers e marcas da indústria portuguesa para a arquitetura e design, num ambiente de criatividade e produção 100% nacional.
Foi com enorme prazer e entusiasmo que aceitamos o Convite lançado pela Santo Infante, de colaboração na dinamização do espaço da 2ª Edição da Casa Aberta.
Este ano, para além do programa de actividades cuidadosamente preparado para dar a conhecer o seu desenho em português em época natalícia, a 2ª edição da Casa Aberta | Santo Infante que agora termina, recebeu 4 das nossas habituais conversas que envolvem a "Arquitectura & Design, a Produção Portuguesa e Turismo Industrial".

Visita Turismo Industrial realizada em parceria com a MonLisbonne.
OS ENCONTROS
No âmbito da celebração de mais uma época natalícia em que inevitavelmente as compras disparam, intensificamos o apelo à aquisição de produtos de produção portuguesa.
No seguimento desta nossa determinação, foi com muita satisfação que aceitamos o convite para colaborar na dinamização do Conceito Santo Infante @ Príncipe Real, uma Casa Aberta & Loja PopUp 100% em português.
A urgência evidente da necessidade de actuação premente do Sector da Construção, no qual a produção para a arquitectura e design se insere, delegamos na temática "Sustentabilidade e Conservação do Planeta Terra de um Portugal Industrial que faz bem" o mote de fundo para 4 Encontros #PortugalFazBem, particularizando para cada um deles um sub tema para cada Encontro, que relevasse a partilha de conhecimento que cada convidado convidado transporta em si.
OS TEMAS E A PARTILHA
Quase 3 anos sobre a ideia de criar um sítio inteiramente dedicado à valorização e conhecimento do nosso saber-fazer industrial através da arquitectura e do design, e após alguns Encontros e muita aprendizagem tornámo-nos mais conhecedores das necessidades, das oportunidades, e daquilo que é urgente fazer. Pensamos que agora é tempo de dedicar mais tempo à urgência que a manutenção da nossa presença no Planeta Terra reclama. Assim, com a habitual moderação a cargo da Joana Beirão e também do Jorge Moita, desafiamos 17 convidados primeiro a conhecerem-se presencialmente e depois a conversar e debater sobre os temas lançados, em função da actividade ou marca de cada um.
"A actual relação entre Arquitectos e Designers e as diferentes indústrias - Fábricas e Manufacturas." foi o tema atribuído ao 25º Encontro e juntou à volta da mesa o GONÇALO SEQUEIRA BRAGA, um dos irmãos autores do evento e loja SANTO INFANTE, o arquitecto Martim Cunha Ferreira da CUNHA FERREIRA ARQUITECTOS, a dupla Tiago Couceiro e a Dulce proprietários da AZULCER e o João Machado, responsável pela promoção da EFAPEL.