Burel Factory: Um projeto de recuperação de património que revitalizou o Burel

Atualizado: há um dia



A Burel Factory é uma marca portuguesa nascida na Serra da Estrela. Um projeto de recuperação de património que deu uma nova história à indústria da lã da região, revitalizando o burel - tecido ancestral usado pelos pastores da montanha, tornando-o sinónimo de cor, design, criatividade e sustentabilidade.

O Burel de hoje continua a ser tecido em teares ancestrais, garantindo maior qualidade no acabamento e autenticidade nas suas origens seculares.

Tudo começou em 2006, quando Isabel Costa e João Tomás descobriram o velho sanatório nas Penhas Douradas durante as suas caminhadas pela Serra da Estrela. Recuperam-no e hoje é o Hotel das Penhas Douradas.



No processo de revitalização do edifício, procuraram sempre elementos que evidenciassem a mestria do que era feito no local, e descobriram a fábrica da Lanifícios Império, onde se trabalhava o burel, num momento de insolvência e sem capacidade de se adequar ao mundo moderno.


Decidiram então avançar no processo de recuperação da fábrica e dar continuidade à sua narrativa. Mantiveram as máquinas no século XIX, reciclaram alguns padrões antigos dos livros de debuxo, colocaram os antigos mestres dos teares a ensinar os mais novos, e começaram a dar cor ao burel, que até então só existia nas cores originais da lã.



BUREL FACTORY

Amieiros Verdes - Serra da Estrela

6260-028 Manteigas


www.burelfactory.com info@burelfactory.com


Pedido de Cotação

Pedido + Info

Pontos de Venda

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo