VICARA apresenta um regresso às origens

Atualizado: Abr 11


Vaso by Paulo Sellmayer for VICARA
Dois jovens designers de produto acabados de sair da universidade, decidem em 2011 alugar um atelier numa antiga fábrica de cereais, que dava os primeiros passos como primeiro hub criativo da cidade.

Desde o início que estes jovens queríam mais do que apenas vender produtos, queriíam criar e cuidar de uma comunidade de designers que trabalhasse unida a espalhar design português pelo mundo, através de produtos significativos para casa. Em 2020, a VICARA volta às oriígens, à cidade das Caldas da Rainha, sítio onde tudo começou.



Devido ao crescimento das encomendas precisaram de um sítio maior. Um novo espaço que permitisse armazenar e embalar as suas peças, enviando-as de seguida para as várias lojas parceiras, ao mesmo tempo que desenvolvem projectos de design para outros clientes.

Daí em diante decidem que é em comunidade que querem trabalhar. Ter um sítio de venda directa e os ateliers e oficinas dos amigos à sua volta ajudou-os muito.


A Vicara colabora com um grupo de designers e makers independentes fundamentais para a marca e em rede, combinam sangue novo com a razoabilidade de designers mais experientes.



A Vicara é um editor que está sempre à procura de novos talentos para desenvolver novos produtos ao mesmo tempo que propõem projectos a designers estabelecidos.


A sua Homeware Collection bebe a inspiração no contexto e culturas circundantes. Nesta colecção os objectos que procuram colocar um sorriso na cara e adicionar um pouco de cor e criatividade ao nosso dia a dia e podem ir de um saleiro e pimenteiro feito a partir de uma pedra de calçada, a um tapete de entrada que diz Hey! ao entrar e Bye! ao sair.



A VICARA respeita os princípios fundamentais: materiais locais e sustentáveis, exploração de conceitos inovadores e processos com significado. Ao mesmo tempo, são produtos acessíveis a qualquer pessoa, tornando possível ter uma peça de design de autor em casa.

Com os Iconics Collection a beleza reside no processo. É uma coleção que releva uma das características principais da comunidade de designers das Caldas da Rainha. As peças são todas feitas com recurso a processos especiais desenvolvidos pelos designers. São processos que procuram imperfeições, irregularidades como forma de beleza que por isso permitem apenas pequenas séries de produção.



Pelo mundo fora a VICARA foca-se em concept stores, lojas de museus e revendedores independentes.


VICARA

Rua Filinto Elísio s/n

Edíficio 0-B

2500-202 Caldas da Rainha


www.vicara.com

info@vicara.pt


Pedido de Cotação

Pedido + Info

Pontos de Venda

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo