Curadoria by Portugal Faz Bem

Venha conhecer a tradição e o contemporâneo dos lanifícios da Serra da Estrela.

Portugal-Faz-Bem-Burel Factory.jpg
Tradição da lã da Serra da Estrela

 

Roteiro realizado desde Porto ou Coimbra para conhecer a tradição dos lanifícios da Serra da Estrela e sua evolução através dos tempos, visitando centros de património industrial e modernas instalações fabris em funcionamento.

O programa de 1 dia, tem início nas atuais instalações da Burel Factory, segue para o Museus dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, onde se apresenta a história e técnicas de tratamento dos lanifícios  e finaliza com a visita à New Hand Lab, ambos últimos na Covilhã.

BurelFactory_Portugalfazbem0.jpg
Burel_Factory7.jpg

OS LOCAIS DE VISITA

Burel Factory
É uma marca portuguesa nascida na Serra da Estrela. Um projecto de recuperação de património que deu uma nova história à indústria da lã da região, revitalizando o burel - tecido ancestral usado pelos pastores da montanha, tornando-o sinónimo de cor, design, criatividade e sustentabilidade.

Museu de Lanifícios da Beira Interior

Tem por missão a salvaguarda do património associado a uma das mais antigas indústrias humanas, num território que, tendo por matriz a Serra da Estrela e centro histórico a Covilhã, cedo se abriu aos contactos internacionais. É um museu com dois núcleos situados em edifícios históricos, com um acervo muito completo e intervenções de adequação exemplares.

Real Fábrica Veiga_PortugalFazBem.jpg
Roteiro centrto POrtugalFazbem.png

New Hand Lab

A antiga António Estrela, que fora reconhecida internacionalmente pela qualidade da sua produção, deu passo a um centro de promoção da criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas. O seu imenso espólio de fios de lã, maquinaria e equipamento estão agora a disposição da comunidade artística e criativa.

new-hand-lab-joao-pedro-silva-08_orig.jpg
new-hand-lab-joao-pedro-silva-15_orig.jpg

Duração: 2 dias


Grupo: até 10 pessoas. Mínimo 6.
Tipologia: Visita de Turismo Industrial, Criativo, Cultural e Patrimonial.
Grau de dificuldade: fácil.

Operador Turístico

Experiências #PortugalFazBem

As nossas Experiências dão a conhecer ao vivo, o que contam as nossas histórias de alma portuguesa.