Curadoria by Portugal Faz Bem

Venha até ao Algarve conhecer uma manufactura única e ancestral.

AlbertoRocha_Portugalfazbem.jpg
Manufacturas de Alma Algarvia

 

Roteiro realizado desde Faro para visitar unidades de produção pré industriais que preservam a tradição patrimonial do Algarve ligadas ao barro e suas diferentes aplicações na construção e elementos utilitários e decorativos e às oficinas de artes e ofícios promovidas pela Câmara Municipal de Loulé e pelo projecto TASA para a revitalização do artesanato como uma profissão de futuro.

1 - Cópia.jpg

OS LOCAIS DE VISITA

 

Cerâmica Artesanal Alberto Rocha
No Telheiro de Santa Catarina onde se manufactura telhas, tijolos e tijoleiras utilizando o barro produzido localmente, podemos presenciar o processo completo de produção desde a extração da matéria prima até o produto final. Os Ladrilhos Santa Catarina representam uma tradição muito portuguesa e são feitos à mão por mestres artesãos, com base em técnicas ancestrais de produção há 60 anos.

Saiba mais sobre a sua história aqui.

 

Olaria Francisco Eugénio
Produção de loiça utilitária e decorativa e das tradicionais chaminés algarvias em roda de oleiro, tão características das construções vernaculares.

Projecto TASA
Com o mote “técnicas ancestrais, soluções actuais” o projecto TASA tem como missão trazer a inovação estratégica à actividade artesanal através do design, afirmando-a como uma profissão de futuro para os novos oleiros, latoeiros e mestres da empreita.

Saiba mais sobre a sua história aqui.

Francisco Eugénio olaria3.jpeg
LojaTasa - 2.jpeg

Loulé Criativo e Loulé Design Lab
A Rede de Oficinas do Loulé Criativo é constituída por espaços que querem manter vivas actividades marcantes para o concelho de Loulé, contribuindo para valorizar e promover a identidade local. Nas oficinas pode ser acompanhada a execução das peças que se podem adquirir no local. Integrado no programa Loulé Criativo, o projecto da Câmara Municipal Loulé Design Lab tem por objectivo apoiar activamente ideias e projectos na área do design, aplicado à cultura local.

Olaria do Algarve Porches Pottery

Fundada pelo artista plástico Patrick Swift e Lima de Freitas em 1969, esta olaria tem-se inspirado no rico acervo decorativo da loiça do sul da península ibérica, reunindo as influencias ibéricas, árabes e fenícias. O traço solto e a equilibrada gama de cores utilizadas, resultam em peças de loiça e azulejos de elegante expressão.

_1200548.jpg
MapaRoteiro_Algarve.png

Duração: 2 dias


Grupo: até 10 pessoas
Tipologia: Visita de Turismo Industrial, Criativo, Cultural e Patrimonial.
Grau de dificuldade: fácil.

Operador Turístico: Proactivetur

Experiências #PortugalFazBem

As nossas Experiências dão a conhecer ao vivo, o que contam as nossas histórias de alma portuguesa.